Ressonância Magnética

Conheça o exame

 

A Ressonância Magnética é um método não invasivo e seguro, reconhecido pela alta precisão e qualidade na entrega de imagens detalhadas de órgãos e tecidos do corpo humano.

Realizado em equipamento que conta com tecnologia de campo magnético e ondas de rádio, o exame é uma das formas mais modernas de examinar órgãos, tecidos e sistema esquelético em alta resolução. Com o diagnóstico por imagem, é possível identificar alterações como câncer, fraturas, esclerose múltipla, infecções, entre outros.

Campo aberto: A Maximagem também conta com a Ressonância Magnética de campo aberto, recomendada, principalmente, para pacientes que possuem fobia ou dificuldade de se manter em áreas fechadas. Mais segurança e conforto.

1Recomendações para o exame de Ressonância Magnética

Por ser preciso, o exame é utilizado em patologias do sistema neurovascular, da coluna vertebral, musculoesquelético e de articulações, da mama, do tórax, do abdômen, da próstata e avaliação de todo o sistema vascular, do coração e outros.

2Contraindicações

A Ressonância Magnética é contraindicada para pessoas com implantes auditivos (cocleares), alguns tipos de implantes oculares e de outras regiões do corpo. Informe sobre implantes ao agendar o exame na Maximagem.

Gestantes podem realizar o procedimento se houver indicação e necessidade. Sem radiação ionizante, o exame pode ser realizado em gestantes, mas é recomendado após o primeiro trimestre de gestação.

3Orientações pré-exame

• Se necessário o uso de contraste, a Maximagem irá passar previamente ao paciente um preparo com medicamentos e antialérgicos para minimizar possíveis efeitos indesejáveis pós-exame;
• Antes do exame, é realizada uma breve entrevista, questionando questões de segurança, como doenças prévias, alergias, problemas renais, diabetes, uso de medicamentos e cirurgias anteriores;
• Não utilize maquiagem, relógios, joias, cartões magnéticos e outros objetos que possuam metal. Tatuagens também devem ser informadas;
• Informe se for portador de marcapasso cardíaco, clipe de aneurisma, implantes metálicos ou eletrônicos, neuroestimuladores, aparelhos auditivos ou outros objetos ou fragmentos metálicos no corpo;
• Traga os resultados de exames anteriores.

4Como é realizado o exame?

Durante o teste, o paciente se deita em uma mesa móvel que desliza no tubo do equipamento. O exame é supervisionado por um técnico especializado em outra sala, que mantém contato com o paciente através de microfone.

Pacientes com claustrofobia (medo de permanecer em espaços fechados) podem receber medicamento para auxiliar na ansiedade durante o exame; O procedimento é indolor e não invasivo.

Em alguns casos, é necessário injetar material de contraste na veia da mão ou do braço. O material de contraste aprimora a aparência de detalhes, melhorando a equidade e qualidade do método.

5Duração do exame

• O exame de Ressonância Magnética pode ter duração de 15 minutos a mais de uma hora, variando conforme a área analisada e a quantidade de segmentos a serem estudados;
• As condições de cooperação do paciente são levadas em consideração na duração do procedimento.

 

Ressonância Magnética de Alto Campo


Pioneira, a Maximagem conta também com equipamento de alto campo (1,5 T), capaz de produzir imagens de alta clareza e resolução em três dimensões (3D) de qualquer parte do corpo, além de proporcionar mais conforto ao paciente. Com alta performance, o aparelho permite maior precisão e poder de investigação de patologias difíceis de identificar através de outros métodos.

Agendamento

 

Somos pioneiros e referência em exames de imagem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
Conte com a Maximagem para realizar exames com qualidade e segurança!