Mamografia

Conheça o exame

 

A Mamografia Digital é um método diagnóstico radiológico, que gera imagens de alta definição para a avaliação das mamas. É o exame considerado padrão ouro para o diagnóstico de câncer de mama. 

O exame é realizado em um mamógrafo, aparelho que aplica mínimas porções (de acordo com cada estrutura do corpo) de raios-X para gerar imagem em alta resolução das mamas. 

Através da mamografia, é possível identificar as lesões benignas e tumores, além de outras alterações na mama. A identificação precoce das lesões aumenta as chances de sucesso no tratamento. Para confirmar a lesão, é necessário levar o diagnóstico para médico especializado, que indicará os procedimentos necessários para identificar outras características da alteração mamária.

1Quais as vantagens da Mamografia Digital?

A Mamografia Digital tem diversas vantagens em relação à mamografia convencional, como por exemplo a qualidade superior do resultado e a possibilidade de armazenar e recuperar eletronicamente o exame.

O exame digital permite que o radiologista ajuste as imagens na estação de trabalho, podendo analisar melhor determinadas áreas.

Na tecnologia, a Mamografia Digital dispõe de software que auxilia na detecção de lesões, dando maior acuidade e qualidade ao diagnóstico.

Assim, o exame requer menor repetição de imagens, reduzindo a exposição à radiação.

2Recomendações e Periodicidade

• Por indicação do Colégio Brasileiro de Radiologia, a recomendação de pacientes assintomáticos é anualmente após os 40 anos;
• Antes dos 40 anos, o exame é indicado para pacientes com risco aumentado para câncer de mama;
• Pacientes que apresentarem alteração deverão realizar o exame a cada seis meses no primeiro ano e depois anualmente se não houver novas alterações;

3O que alertar a equipe técnica

• Presença de implantes mamários;
• Alterações na pele, como cicatrizes, queimaduras, verrugas, alergias ou biópsias anteriores na região mamária, bem como sensibilidade geral da pele;
• Se houver alguma área da mama com maior preocupação, avise para que seja analisada com mais atenção;
• Se houver limitação de movimento (rigidez, dificuldade para levantar os braços ou outros problemas), que poderá dificultar o posicionamento da mama;
• Gravidez ou suspeitas de gravidez deverão utilizar protetor abdominal por conta da radiação.

4Orientações para o dia do exame

Leve o resultado de exames realizados anteriormente. Isso auxilia a equipe a comparar e analisar aparecimentos ou alterações anteriores.

Na região das mamas e axilas, não utilize desodorantes, talcos, cremes ou demais cosméticos. Se houver presença de piercings nessa região, será necessário retirar para a realização do exame.

5Como é realizado o exame?

• Presença de implantes mamários;
• Antes do exame, será necessário remover qualquer acessório na região mamária que possa interferir nas imagens;
• Com avental apropriado, você ficará em pé e fará pelo menos duas imagens da mesma mama, sendo feita uma de cada vez. A mama é comprimida entre duas placas, espalhando o tecido mamário e reduzindo a dose de radiação para obtenção da imagem adequada;
• O tecido mamário e axila são incluídos na análise;
• A compressão pode causar desconforto, mas não deve machucar. Se machucar, avise a equipe técnica.

Agendamento

 

Somos pioneiros e referência em exames de imagem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
Conte com a Maximagem para realizar exames com qualidade e segurança!