Densitometria Óssea

Conheça o exame

 

O exame de Densitometria Óssea é um método não invasivo que utiliza tecnologia com baixa dose de radiação para medir a densidade mineral dos ossos presentes no corpo. 

Através dele é possível analisar as possíveis perdas de massa óssea e detectar osteopenia ou osteoporose. O exame é indolor e seguro e permite detectar sinais precoces de perda de espessura óssea e mineral.

O exame analisa principalmente as regiões da coluna e lombar.

1Recomendações e periodicidade do exame de densitometria óssea

• Sob orientação médica, o exame deve ser realizado num intervalo de no máximo 2 anos;
• O exame é recomendado para mulheres acima dos 65 anos e homens acima dos 70 anos;
• Indicado para analisar a gravidade de fraturas em pessoas com mais de 50 anos;
• Adultos com comorbidades e uso constante de medicamentos devem consultar o médico para realizar o exame;
• Mulheres acima de 50 anos com fatores relacionados ao estilo de vida ou com fatores para risco de fratura devem realizar o procedimento.

2Contraindicações

• Indivíduos que realizaram exames com contraste de iodo ou bário devem aguardar de uma a duas semanas para realizar o exame;
• Contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeitas de gravidez;
• Pessoas com cirurgias ortopédicas extensas ou próteses na região avaliada;
• Pessoas com obesidade grave;
• Para mais informações, consulte a Maximagem.

3Como é realizado o exame?

Durante uma análise da densidade óssea, o paciente ficará deitado em uma mesa de procedimento, tendo que permanecer imóvel por um curto período de tempo durante a varredura do corpo, seja da coluna lombar ou quadril. O equipamento emite feixes de baixa dose de radiação através do corpo que são utilizados para examinar tecidos moles e osso.

Este procedimento geralmente leva de 10 a 30 minutos para realizar, dependendo de quais partes do corpo estão sendo examinados. O paciente pode voltar para casa imediatamente após o procedimento.

4Quais são os benefícios deste procedimento?

Simples e rápido, o exame de Densitometria Óssea dispensa o uso de agulhas ou anestesias. O procedimento inclui uma dose pequena de radiação, que não permanece no corpo e não provoca efeitos colaterais.

A Densitometria Óssea é o exame mais preciso para diagnosticar osteoporose e osteopenia, ajudando a determinar o risco de fratura de um paciente.

O resultado da digitalização da densidade óssea é avaliado e comparado a uma população de referência da mesma idade, peso e sexo, segundo os critérios da OMS. Esta informação é então usada para fazer um diagnóstico sobre seu estado ósseo.

 

Densitometria de corpo inteiro


O exame de densitometria de corpo inteiro é um novo método oferecido pela Maximagem. O método não invasivo e indolor é considerado o melhor na análise da composição corporal, pois avalia, de forma rápida e precisa a massa magra ou muscular, a massa gordurosa e o tecido visceral adiposo, que é a gordura localizada entre as vísceras.
É um exame importante para o acompanhamento de pacientes com sobrepeso ou obesos, diabéticos, pessoas que realizam exercícios físicos intensos, portadores de distúrbios alimentares ou em caso de doenças crônicas que comprometam a massa muscular.

Agendamento

 

Somos pioneiros e referência em exames de imagem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
Conte com a Maximagem para realizar exames com qualidade e segurança!